Canto da costura - aplicar viés em linha recta

** CANTO DA COSTURA **

A semana passada revimos o que é a fita de viés e para que serve, nos próximos posts vamos ver ou rever as técnicas para a sua aplicação.

Vamos então começar aplicar viés? :)

O primeiro passo é abrir a fita viés separando as duas dobras internas. De seguida e colocando direito da fita com direito do tecido prender com alfinetes (não se esqueçam da forma de colocar os alfinetes que vimos aqui). Assim:


De seguida vamos coser pela dobra ou ligeiramente à sua direita, como se vê aqui:


Ficará com este aspecto:


Temos então a fita cosida de um dos lados. Agora vamos dobrar para cobrir a beira do tecido e ajustando bem viramos do outro lado e prendemos com alfinetes ou um alinhavo. Agora vão perceber porque é importante coser pela dobra ou ligeiramente à sua direita, pois caso contrários vamos ver o ponto deste lado.


E por fim só temos de coser novamente ao longo da fita.
No quilting tradicional, este passo é feito à mão e com um ponto invisível que também vimos. Fica então com este aspecto:



De certeza haverá outros métodos e não pretendo que este seja entendido como o correto. No entanto, na minha auto-aprendizagem considero que foi o que permite facilmente aplicar a fita e com um acabamento perfeito.
Se tiverem outras dicas serão muito bem vindas :)

Se tiveres dúvidas ou dificuldades, PF contactem-me que tentarei ajudar!!

Kisses
Ana :)

Comentários

  1. Percebi direitinho!
    As férias já acabaram?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não Nina :) Quase quase no fim mas ainda mais 2 dias!
      Kisses

      Eliminar
  2. Está muito bem explicado, Ana! Deu para perceber tudinho. Obrigada! :)
    Mas tenho uma dúvida: há pessoas que colocam o viés, dobrado ao meio. Qual será a melhor maneira? Ou melhor, qual ficará mais perfeito? Nunca usei viés por fora, mas já tive de colocar por dentro para esconder costuras inestéticas. Cosi à mão, com pontinhos invisíveis, por achar que fica mais lindinho e por ser mais fácil.
    Mas gostava de saber qual é o correto, se bem que às tantas são os dois, dependerá da nossa preferência e da nossa habilidade, não?
    Beijinhos, querida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade Lete e eu também já apliquei dobrado ao meio. Se por um lado é muito rápido, acho que só funciona bem se for como fiz aqui no tutorial e ainda assim exige experiência e controlo permanente para ficar perfeito. A minha técnica preferida e que dá melhor acabamento nos trabalhos que tenho feito é esta. Dá muito mais trabalho porque tens de coser duas vezes, mas eu prefiro.
      Coser com ponto invisível como fizeste é outra alternativa, e a que é usada no quilting tradicional (coses a primeira vez à máquina e depois do outro lado é cosido com ponto invisível), mas na verdade nunca a uso. Acabo por brincar com o contraste da cor da linha com a da cor do viés e acho que dá um acabamento interessante.
      Mas no final acho que é como dizes, depende da preferência e da habilidade...há e da paciência, por coser à mão uma manta é dose! ;))
      Espero ter ajudado!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Mais uma vez Ana, muito bem explicado :)
    Realmente, és uma bela professora :D
    A 1ª vez que cozi viés, explicaram-me assim, e acho que é um bom método :)
    Beijinhos e bom fim de férias ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem os vossos comentários, são sempre bem vindos! :)
Feel free to leave a comment, it will be appreciated :)

Mensagens populares deste blogue

Por estes dias

Canto da costura - um taleigo para iniciantes na costura

Canto da costura - como fazer cantos perfeitos